Desvendando a Psiquiatria: O Que Todo Mundo Precisa Saber Sobre Saúde Mental nos Tempos Atuais
Sou Mariza Matheus, médica psiquiatra. Esse é o meu primeiro post aqui no blog. Espero que goste! Sou apaixonada pela psiquiatria. São 25 anos de dedicação e, a cada dia que passa, mais eu aprendo com meus pacientes.
Saúde mental é um dos temas mais abordados ultimamente, mas ainda carrega muitos tabus e estigmas. Como psiquiatra, vejo uma diferença enorme nos últimos anos, principalmente pós pandemia.
Com o aumento do estresse, da ansiedade e de desafios emocionais, cuidar da mente deixou de ser opcional para se tornar primordial. O blog Mundo Psiquiatria nasceu com a missão de trazer clareza, acolhimento e conhecimento para todos que buscam entender mais sobre esse universo.
Você sabia que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 280 milhões de pessoas no mundo vivem com depressão? Apesar disso, percebo que a psiquiatria ainda enfrenta preconceitos e mitos que dificultam o acesso ao tratamento. Neste post, quero desmistificar o tema e mostrar por que a saúde mental importa mais do que nunca.
O que é saúde mental e por que ela importa?
Saúde mental vai além da ausência de doenças; ela representa o equilíbrio que nos permite enfrentar os desafios do dia a dia, trabalhar de forma produtiva e cultivar relações saudáveis. Quando algo compromete esse equilíbrio, sua saúde mental, acredito que a psiquiatria pode ser uma aliada indispensável na busca por bem-estar.
Os distúrbios mais comuns que atendo no consultório:
• Ansiedade: Afeta milhões de pessoas e pode ser debilitante quando não tratada. Aqui eu me refiro à ansiedade “patológica”, pois é impossível, no mundo de hoje, alguém ter “zero” ansiedade. Mas quando a mesma ultrapassa seus limites, gerando um prejuízo no dia a dia da pessoa, estamos nos referindo à ansiedade patológica.
• Depressão: Muito além de tristeza, é uma condição que impacta profundamente a qualidade de vida. Sentimentos de tristeza todos nós temos, fato, mas quando essa tristeza é contínua, chegando a persistir por mais de duas semanas e levando à um prejuízo na vida da pessoa, podemos sim considerar como depressão.
• Transtornos do sono: Muitas vezes negligenciados, mas essenciais para o bem-estar. Essa é uma das queixas mais comuns que recebo no meu consultório. Infelizmente muitas pessoas já entram nas medicações antes mesmo de tentarem a Higiene do Sono (falarei sobre isso em outra postagem).
Ao entender melhor essas condições, percebemos que buscar ajuda é um sinal de força, não de fraqueza. Falo isso direto aos meus pacientes, pois é preciso muito insight (percepção do que está acontecendo consigo mesmo) para entender o momento de buscar um auxílio profissional.
Quando procurar um psiquiatra?
Muitas pessoas têm dúvidas sobre quando é o momento certo para buscar um psiquiatra e outras hesitam bastante, pois ainda a psiquiatria carrega o estigma da “loucura”. Como é comum eu ainda escutar a frase do tipo: “Eu não preciso de psiquiatra, não sou louco!” Sim, infelizmente frases desse tipo ainda são comuns nos dias atuais. Saiba que menos de 1% dos meus atendimentos em consultório estão relacionamentos com psicose, ou seja, essa “falácia” de que quem vai ao psiquiatra é louco, não é verdadeira.
Aqui estão alguns sinais de quando você deve procurar uma ajuda profissional:
• Sentimentos persistentes de tristeza ou vazio, que ultrapassam duas semanas.
• Perda de interesse em atividades antes prazeirosas do dia a dia.
• Ansiedade que interfere na rotina, que te impeça de realizar tarefas que antes eram fáceis de serem executadas.
• Alterações no sono ou no apetite. O mais comum, nos meus atendimentos, estão realcioandos à insônia e hiperfagia (aumento do apetite).
• Dificuldade em lidar com situações cotidianas e procrastinação. Aqui o paciente se refere às suas atividades como se não tivesse energia para realizar nada e acaba “deixando para depois” até tarefas simples.
Nós, psiquiatras, não tratamentos somente transtorno graves, como as psicoses. Ajudamos nossos pacientes e recuperarem o equilíbrio emocional e sua qualidade de vida.
Desmistificando preconceitos sobre a psiquiatria
Apesar de avanços significativos, o estigma ainda é uma barreira, como citei anteriormente. Muitas pessoas associam psiquiatria a algo “extremo”, mas a verdade é que ela está presente em cuidados preventivos, terapias medicamentosas seguras e no acompanhamento integral da saúde mental.
Gostaria de ressaltar que PSIQUIATRIA NÃO É SINÔNIMO DE LOUCURA! Psiquiatra é a área onde cuidamos da saúde mental e comportamental. Então, se você estiver rpecisando de ajuda, não hesite em nos procurar, combinado?
No Mundo Psiquiatria, minha missão é derrubar esses mitos e empoderar você com conhecimento.
Um convite à reflexão e ao cuidado
A saúde mental é tão importante quanto a física, e cuidar dela é o primeiro passo para melhor qualidade de vida. No Mundo Psiquiatria, gostaria de ser sua fonte de informação e inspiração nesse processo.
Siga nosso blog e acompanhe conteúdos sobre:
• Estratégias para lidar com ansiedade.
• Novidades no tratamento psiquiátrico.
• Histórias reais que mostram como é possível transformar vidas com apoio e conhecimento.
E lembre-se: pedir ajuda é um ato de CORAGEM.
Sua saúde mental merece atenção e cuidado. 🙂
Esse post foi introdutório aqui no blog, mas espero que volte sempre e agradeço muito por estar aqui comigo.
Abraço,
Mariza Matheus (médica psiquiatra)
Consultório SP: R Domingos de Morais 2781. Vila Mariana, SP. WhatsApp: (11) 99723-8166
Consultório em Uberlândia (MG): Av. Getúlio Vargas 2781, sala 401. Centro. WhatsApp: (34) 99895-2991
Atendimento Online: (34) 99895-2991.